Uncategorized

Racismo em pleno Século XXI

G’day pessoal!

Queria dedicar este post a um assunto que me deixa muito triste!

O RACISMO em pleno século XXI!

Pergunto-me como é que, em 2019, ainda há pessoas racistas. Nós vivemos num mundo “mixado”, onde o homem Inglês teve filhos com a mulher Portuguesa, ou o Americano teve um filho com a Brasileira. Isto são só dois exemplos que me vieram agora à cabeça. Hoje em dia vivemos num mundo onde já não deveria haver preconceito nem racismo porque todos viajamos para outros lugares e conhecemos outras culturas. E é tão bom sair da nossa zona de conforto para vivermos outras realidades!

Falo por experiência própria, a melhor coisa que fiz foi sair de Portugal aos 22 anos para experienciar outra cultura. Na altura saí um pouco contrariada, lembro-me que não queria sair de Portugal nem por nada, mas ainda bem que o fiz! Acho que em Portugal, pelo menos pelo que sempre vi, temos muito a mania de meter o bedelho na vida do vizinho. Ah e tal porque é que fulana fez isto? Então, mas ela já e mãe? Tão novinha… Este tipo de mentalidade não nos leva a lado nenhum e eu confesso que era muito assim. Claro que às vezes os maus hábitos ainda voltam, mas tentei muito mudar isso. Quando fui para Londres apercebi-me que lá ninguém quer saber o que é que tens vestido ou se namoras hoje com um e amanhã com outro. Simplesmente porque não têm tempo para meter o bedelho na tua vida!

Agora voltando ao tema que me fez escrever este Post: RACISMO.

Mudei-me para a Austrália como já devem ter visto pelos POSTS anteriores. E foi na Austrália que este pequeno episódio de racismo ao de leve aconteceu. Não é que isto não me tenha já acontecido em Inglaterra mas desta vez fez-me mesmo pensar, “Mas o que e que eu ando aqui a fazer?”, fora do meu País a levar com esta gente ignorante que não sabe mais língua nenhuma sem ser o inglês e depois vêm armados em p*** finas a achar que somos todos obrigados a falar com o mesmo sotaque que eles.

No outro dia estava eu muito bem a trabalhar, quando recebo uma chamada de um senhor que ia ficar uma noite no Hotel onde trabalho. O senhor começa a falar comigo, mas eu mal o conseguia ouvir porque ele tinha o altifalante no carro, e como devem calcular era muito difícil apanhar o que ele estava a dizer. Alguns minutos depois e muitas tentativas falhadas para eu ouvir o que o homem estava a dizer, a mulher dele começa aos gritos comigo a dizer que eu a estava a fazer perder o tempo dela (quando ela começou aos gritos eu já conseguia perceber perfeitamente o que ela estava a dizer). O homem já tinha mandado uma boca do género “CAN’T YOU HEAR ME OR CAN’T YOU UNDERSTAND ME?”, o que eu ignorei para não ser rude. Ela continua aos gritos até que me diz “PLEASE, PUT ME THROUGH SOMEONE WHO SPEAKS ENGLISH!”, para não me passar com a senhora só respondi ironicamente “Okay, I will put you through you someone who speaks english” e lá passei o telefone à minha colega que é australiana.

Não sei o que vocês acham mas para mim isto foi um puro episódio de racismo, bem ao de leve mas a senhora ao insinuar que eu não sei falar inglês só porque não tenho um sotaque britânico, australiano ou americano, acho que foi um pouco de mais e só me apeteceu mandar a senhora para o c****. Isto para vocês até pode ser do género “Epa que exagero”, mas eu naquele dia fiquei mesmo a pensar nisto e só me apetecia dar uma chapada na mulher. Ninguém tem o direito de me tratar assim, a mim ou a outra pessoa qualquer que não esteja a falar na sua língua materna! Não é bonito.

Em Londres isto também me aconteceu, eu estava na recepção e um senhor inglês decidiu começar a insultar-me a dizer que se eu queria trabalhar em Inglaterrra tinha de saber falar inglês. Isto ofende-me muito porque eu sei o quão difícil foi para mim a adaptação e ter de falar numa língua que não é a minha. Só quem passa por isto sabe do que estou a falar.

Mas isto tudo para dizer que eu tenho notado que o racismo não é só aqui, ou em Inglaterra, o racismo acontece em TODO O LADO, TODOS OS DIAS! E é tão triste! Se as pessoas que nos tratam desta maneira soubessem o que sofremos só para tentarmos ter uma vida melhor ou nem que seja para crescermos enquanto pessoas numa cultura diferente da nossa, nunca nos tratariam assim.

SIM, porque o senhor Inglês que vai a Portugal não fala português para pedir ajuda, ou para pedir o almoço, muitos deles nem obrigada sabem dizer! Esperam que nós saibamos falar inglês, porquê? Porque o Inglês é superior a qualquer outra língua?!

Não me interpretem mal, eu adoro australianos, adoro Ingleses, mas há certas pessoas mesquinhas que sinceramente deviam voltar para a escola e aprender que RACISMO É CRIME!

Tenho a certeza que todos nós, em alguma altura da nossa vida, já fomos racistas. Ou fizemos um comentário racista sobre alguém só porque nos irritou – acho que todos nos identificamos com esta parte, há sempre um comentário que nos torna meio que racistas mesmo sem querermos. Mas há que aprender a respeitar o outro. Não importa de onde a pessoa é, não é a raça que faz a pessoa!

Bem, espero que o que eu escrevi faça algum sentido. Queria mesmo desabafar sobre este assunto! Se alguém se identifica com isto, por favor, deixe um comentário! Gostaria de saber a vossa opinião!

Beijinhos diretamente da Austrália!!

P.S.: peço desculpa pelo texto ter ficado tao comprido!

2 thoughts on “Racismo em pleno Século XXI

  1. Ai Marcia como te entendo! Depende da interpretação que querias dar ao racismo mas para mim é mesmo arrogância da pessoa que a mim leva à ignorância própria e pura e não lhe dou valor nenhum até porque não se aprende nada com este tipo de pessoas. Mas como nós trabalhamos em hospitalidade tanto hotelaria como em em restauração nunca devemos responder da mesma moeda porque o nosso trabalho não o permiti deverá sempre ser da forma mais educada possível até porque imagina tanto tu como o cliente não sabe se existe alguma desabilidade motora se é que me faço entender. A pessoa foi incompreensível contigo e ignorante. Enfim força Márcia tu és forte!!

    Liked by 1 person

    1. Obrigada pela tua mensagem!! 😘 sim é verdade, entretanto já me passou a raiva mas queria mesmo partilhar porque acredito que hajam mais pessoas a sentir o mesmo que eu senti 🙄 MAs o que importa é que nos é que estamos a crescer enquanto pessoas eheh 😘

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s